segunda-feira, 1 de julho de 2013

AEROPORTO DE CONFINS

O AEROPORTO DE CONFINS

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins, está localizado nos municípios de Confins e Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte/MG.



O Aeroporto Internacional Tancredo Neves concentra em suas instalações sistemas de avançada tecnologia, um terminal de carga aérea totalmente automatizado, pista de pouso com 3000m x 45m dotada de equipamentos para pouso de precisão e todos os demais auxílios às operações aeronáuticas. 
O aeroporto está localizado em uma região famosa por seu importante acervo científico-cultural, que compreende as descobertas paleontológicas e arqueológicas, como, por exemplo, o mais antigo crânio de ser humano das Américas, que recebeu o apelido de “Luzia”.  Com cerca de 11, 5 mil anos, o crânio foi encontrado no sítio da Lapa Vermelha, localizado a cerca de 2.700m da cabeceira 16 da pista principal de pouso e decolagem do aeroporto.


HISTÓRICO
No início da década de 70, o avanço tecnológico da indústria aeronáutica permitiu que fossem colocadas nos céus sofisticadas aeronaves de passageiros e cargas, evidenciou-se que a infraestrutura aeroportuária existente não suportaria a demanda nos anos seguintes.
O então Ministério da Aeronáutica, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, iniciou estudos para viabilizar a construção de um aeroporto de nível internacional. Assim, em 3 de julho de 1978, foi criada a Comissão Coordenadora do Projeto Aeroportuário de Belo Horizonte – COPAER/BH, que elaborou o projeto e efetuou a construção entre os anos de 1979 a 1983.
O projeto arrojado previu a construção em quatro etapas, sendo a primeira delas concluída e inaugurada em março de 1984, permitindo atender à demanda de até 5 milhões de passageiros por ano.
Ao optar pela região de Confins, a comissão do então Ministério da Aeronáutica e do Governo do Estado de Minas Gerais baseou-se em estudos técnicos da época, levando em consideração, particularmente:
• A região é dotada de condições climáticas que permitem operações praticamente ininterruptas durante o ano inteiro;
• As vias de acesso são livres;
• A região com baixa densidade demográfica possibilitou a escolha de sítio aeroportuário com 15 milhões de Km2;
• A topografia favorável permitiu um ritmo ágil de construção;
As primeiras empresas aéreas a operarem no Aeroporto Internacional Tancredo Neves foram a Vasp, Varig e Transbrasil, que operavam na Pampulha. O Lloyd Aéreo Boliviano foi a primeira empresa aérea a operar voo internacional regularmente, seguida da United Airlines, American Airlines e Pluna.



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário